quarta-feira, 29 de maio de 2013

Resposta ao texto "MAU CAMINHO" do Amor Mariano

Registro aqui a resposta que escrevi sobre o texto intitulado "MAU CAMINHO" (sobre o Caminho Neocatecumenal), postado no site Amor Mariano, mas que não foi publicada pelo mesmo sei lá por quê (sic!):
Papa Bento XVI com o Pe. José, Kiko e Carmem

Caríssimos, a Paz!

Sou católica pela graça e amor de Deus, devota da Virgem Maria, serva obediente da hierarquia eclesial e apreciadora da Sagrada Tradição da Igreja. Mas da Tradição de fato, e não essa tradição usurpada pelos fariseus modernos. Sim, porque não entender ou pior, deturpar e manipular textos e citações, é coisa de fariseu moderno!

O Caminho Neocatecumenal não quer mudar a Igreja, menos ainda ser uma seita infiltrada (essa foi boa! rs). Se assim o fosse, já teria sido extirpado do seio da Santa Mãe Igreja! Mas ao contrário, busca ajudar os cristãos a retomar aquela fé no Amor de Deus que foi perdida do cristianismo primitivo e das Cruzadas, aquela fé que impulsionou a Igreja, que gerou grandes santos na Idade Média, aquela fé que anunciava a boa nova e que fazia com que os cristãos se tornassem mártires nas covas dos leões ou nas batalhas em defesa da fé! Nos dias de hoje é expressamente necessário retomarmos essa fé no Amor de Deus, porque o mundo, pasmem, já não é mais cristão!

Não serei hipócrita em dizer que no Caminho não tendem a ver a Igreja a partir de si, assim como as congregações e ordens tradicionais, o Amor Mariano inclusive, também o fazem. É normal e deve ser sempre corrigida esta tendência de alguns! Mas se não se apegarem apenas à liturgia como fazem em seus julgamentos e condenações aqui, perceberão que o BOM Caminho Neocatecumenal é uma belíssima proposta de vivência cristã!

A respeito da parte do texto sobre os juízos doutrinários... de fato, tem razão em denunciar a falsidade. No entanto, o Caminho também prega como falsos tais juízos. Quem diz o contrário, repito, são fariseus que manipulam e distorcem a verdade proclamada! Infelizmente, sabemos como eram e ainda hoje são as catequeses para primeira comunhão e crisma nas paróquias: fracas de conteúdo, base e conversão... A "metodologia" do Caminho consiste em um itinerário catequético (itinerário baseado no da Virgem Maria, pasmem²). Então não lemos uma frase e já concluímos o todo como vocês fizeram nesse texto. O todo só faz sentido com todas as frases, ou seja, no catecumenato só faz sentido com todas as etapas. E tirar o texto do contexto é coisa de protestante!

As apostilas (catequeses bíblicas e patrísticas, respaldadas pela sã doutrina da Igreja Católica) não são "secretas" (inclusive o então cardeal Joseph Hatzinger já as leu). Aliás, nada do Caminho é secreto! Todos são convidados a conhecer.

Acerca do Rito... ora, não sejamos desonestos intelectuais! Sabemos que ao longo da história existiram (e ainda existem) diversos ritos para os Santos Sacramentos, permitidos e aprovados pela Igreja. Concordo que ter um único rito também é uma forma de unidade. No entanto, não podemos engessar as coisas... se é um rito, ou seja, algo não inventado, mas dado e aprovado pelo Papa e pela Igreja... se a essência e intenção não divergem do legado trazido da Tradição, que não começou ou terminou em Pio V e Pio XII... Rá! Cadê a hierárquica obediência dos fariseus modernos?!

Ora, toda a família litúrgica tem virtudes e lacunas... um rito dá maior ênfase à Paixão, outro à Ressurreição e outro ainda à Pentecostes... quando o que celebramos na Santa Missa é o mistério Pascal de Cristo por inteiro: paixão, morte, ressurreição e dom do Espírito! Mas todos fazem o que Cristo ordenou. Então, por favor, não queiramos tomar para nós a liturgia, que pertence à Igreja. Mas sejamos obedientes e dóceis!

Na igreja temos muitos membros (carismas), uns diferentes dos outros, onde Cristo é a cabeça.... e isso é um tesouro maravilhoso! O que funciona para mim, não necessariamente funcionará para você... "Sh'má Israel, Adonai Eloheinu. Adonai Echad!" Deus é um, mas não está a mercê das leis. O Espírito sopra onde quer, não sabemos de onde Ele vem e nem para onde vai... Então participemos de tudo o que somos permitidos pelo Santo Padre serenamente, confiando na Providência Divina que guia a Igreja. =)

Talvez tenha deixado palavras demais aqui, mas não creio ter jogado pérolas aos porcos, porque na Igreja Católica somos UM!

In corde Jesu et Mariae.
PAX ET BONUM!


Santo Sacrifício do Altar na Eucaristia celebrada no Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário